Foto: Anderson Nobre - Rua Monteiro Lobato - mar/2020
DSC_0033
Foto: Anderson Nobre - Meu estúdio na calçada de casa...

Monteiro Lobato seguiu Cascão

Rua Monteiro Lobato, bairro Sapucaia, Montes Claros – MG. É uma rua bem curta, de no máximo uns 700 metros de ponta a ponta.  Quando mudei para cá, há uns três anos, a rua tinha poucas casa. Hoje, já está bastante povoada, com poucos lotes vagos.

Gosto muito daqui pela tranquilidade e pela proximidade da serra.

Observo aqui que quase todas as casas têm uma árvore na calçada. Acho que por iniciativa dos proprietários dos lotes, quando ainda vagos. Algumas são bem generosas em flores. Predominam as de flores amarelas…Hum, Monteiro Lobato… Amarelo… Acho que tem alguma coisa a ver…

Que bom seria se todas, mas todas as casas pudessem ter sua arvorezinha de estimação na calçada. Que bons ares teriam as nossas ruas. Quão mais verde e florida poderia ser a nossa cidade! Mimos de gratidão para com a mãe natureza.

Nas redes sociais, constantemente encontro artigos sobre os tipos de árvores mais apropriadas para enfeitar as fachadas das nossas casas. Aquelas, cujas raízes não agridem as calçadas. Ou seria o contrário? Aquelas cujas raízes não serão agredidas pelas calçadas…

Dia desses achei um artigo na internet, referenciando a chamada Lei Cascão, onde toda casa construída na cidade de Montes Claros deverá ter o plantio de pelo menos uma árvore para cada cinco metros de fachada. Seria condição obrigatória para concessão do “habite-se”.

Mas, por que Lei Cascão? Trata-se de referência ao propositor da lei, o arquiteto Luiz Claudio Duarte Oliveira, o “Cascão”. A proposição acabou se transformando em lei municipal (Lei 3.032, de 16 de julho de 2002).

Evidente que é preciso respeitar as regras de acessibilidade previstas para as calçadas, mas creio que o plantio de árvores adequadas a esse tipo de espaço vem agregar valor ao muitas vezes árido espaço urbano.

É sabido que as cidades mais arborizadas apresentam temperaturas mais amenas, diminuindo a sensação de calor. Doce refresco verde. “Detox natural!!” Aromático visual quando em flores explodem. Benditos coágulos de sombra, que se formam ao longo das veias urbanas, enrijecidas  ao cimento e asfalto.

Aqui em casa também mantenho uma pequena árvore na calçada. Ela já estava aqui quando adquiri o imóvel. Não dá flores, mas serve de abrigo, ou melhor, de estúdio ao ar livre para que eu fotografe meus modelos passarinhos, cujo resultado pode ser visualizado no meu blog no Instagram (@cataventosdeprosa).

Parabéns Cascão! Tomara que lei seja mesmo cumprida aqui em Montes Claros. Tomara que essa importante iniciativa se estenda a todas as nossas cidades.

por Anderson Nobre

Sigam @cataventosdeprosa

5/5 - (5 votos)