No dia oito de junho de 2021, houve uma caçada a um terrível assassino chamado Lázaro Barbosa, de 33 anos. Ele conhecia toda a mata da região e os policiais não conseguiam encontrá-lo.
Ele era um psicopata. Matou toda uma família e cometeu vários assaltos. Ele era protegido pelo fazendeiro Elmi Caetano. Durante o dia, Lázaro se escondia na fazenda de Elmi. O fazendeiro era acusado de muitos crimes, como estupro e roubo de gado.
Ambos faziam parte de um grupo de bandidos denominado Comboio do Cão.
Elmi deu emprego à família de Lázaro. Durante a fuga de Lázaro ele carregava o celular do bandido.
Lázaro se embrenhava pelos lugares de mais difícil acesso e dificultava o trabalho da polícia. Lazaro morava no povoado de Girassol, em Goiás.
As polícias dos DF e de Goiás utilizaram vários recursos na caçada à Lazaro, tais como cães farejadores, helicópteros, equipamentos de comunicação. Eles visitaram várias localidades onde moravam familiares de Lázaro, como Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás, mas não encontraram o bandido.
Retornaram então para o entorno da fazenda de Elmi Caetano, que juntamente com o caseiro Alair Santana davam cobertura à Lázaro. A polícia prendeu o fazendeiro e o caseiro. O caseiro foi logo libertado, mas o fazendeiro permaneceu preso por acusações em outros crimes.
No dia treze de junho de 2021, em uma mata, Lázaro trocou tiros com a polícia, mas conseguiu fugir. No dia vinte e oito de junho de 2021, em nova troca de tiros, Lázaro acabou morto pela polícia.
A população, há dias assustada com o caso, comemorou a morte do bandido com queima de fogos de artifício.
por Toni Freire/2021